FAPEMIG investe na internacionalização

Assessoria de Comunicação da FAPEMIG - 24-04-2018
4388

Estar conectado com o mundo é fundamental para buscar avanços econômicos e sociais, especialmente na área da Ciência, Tecnologia e Inovação. Como o propósito de se consolidar como referência em pesquisas dentro e fora do país, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) criou o Departamento de Parcerias Internacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação.


O trabalho é voltado exclusivamente para ampliar a internacionalização da ciência mineira por meio de parcerias com instituições de pesquisa de diversos países.


Acordos firmados com instituições, como universidades, embaixadas e agências de fomento internacionais promovem o intercâmbio de pesquisadores e o financiamento de projetos nas áreas de engenharias; tecnologia da informação e comunicação; meio ambiente; mineração; agricultura; saúde e biodiversidade; energias renováveis; ciências humanas e sociais; e inovação, bem como em outras áreas identificadas como estratégicas para o estado de Minas Gerais.


A criação do setor, que acaba de completar um ano, a partir do decreto nº 47176, de 18 de abril de 2017, publicado na Imprensa Oficial de Minas Gerais (IOF-MG), contribui diretamente para a modernização e o aperfeiçoamento internacional da FAPEMIG. "Assim atuamos para que a Fundação esteja apta a atuar por meio da cooperação internacional e proporcionar aos pesquisadores mineiros experiências em alguns dos mais importantes centros de produção de conhecimento do mundo”, diz a chefe do Departamento de Parcerias Internacionais, Marina Brini.


O intercâmbio de expertises entre Minas Gerais e outros países, por meio da pesquisa, tem sido extremamente benéfico a todas as partes envolvidas. “Essa troca permite a elaboração e o financiamento de projetos em cooperação mais robustos, gerando benefícios diretos para a comunidade acadêmica e para a sociedade”, enfatiza.


Entre as atividades executadas estão também o lançamento de Chamadas Públicas conjuntas (nacionais e internacionais); o financiamento de projetos em cooperação bi e multilateral; a mobilidade internacional de pesquisadores; a realização de workshops e seminários; entre outras ações relacionadas à cooperação científica entre equipes de Minas Gerais e do exterior. “Estamos, atualmente, focados em estruturar e institucionalizar as atividades do Departamento de Parcerias Internacionais. Paralelamente, desenvolvemos uma série de atividades em parceria, notadamente com instituições dos EUA, Europa (Alemanha e Países Baixos) e Peru. Em um futuro próximo, temos planos de expandir a internacionalização, incluindo, especialmente, mais países da América do Sul”, aponta Marina.


Oportunidade e parcerias

Dentre os acordos firmados está uma parceria entre a FAPEMIG e a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) para dois workshops (um deles já realizado em outubro de 2017 e o outro em maio de 2018), no Brasil. A atividade foca em microeletrônica; reconhecimento de padrões e inteligência artificial aplicada; telecomunicações rurais; robótica aplicada e biomecânica; bioengenharia; e engenharia e preservação de patrimônio arquitetônico. Outra, que vem despontando, é a firmada entre o Grupo de Refrigeração e Aquecimento (Grea), da UFMG, e a Divisão de Termodinâmica Aplicada e Refrigeração do Royal Institut of Technology – KTH, instituição sueca, localizada em Estocolmo. As instituições trabalham juntas no desenvolvimento de uma bomba de calor híbrida equipada com evaporadores geotérmico e solar, para o aquecimento de água sanitária para uso doméstico, com baixo impacto ambiental.


As oportunidades de parcerias para financiamento de pesquisas nacionais e internacionais são abertas à sociedade por meio de chamamento público e são divulgadas periodicamente no portal da FAPEMIG. Não há requisitos formais para a formação das parcerias, mas é necessário submeter à avaliação de projetos por meio das chamadas públicas e, sobretudo, que haja sinergia entre as partes, convergência com as áreas estratégicas de Minas Gerais e pró-atividade dos parceiros.


Clique aqui e conheça as instituições internacionais com as quais a FAPEMIG já tem parceria firmada na Alemanha, Bélgica, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França; Moçambique, Peru; e Reino Unido, entre outros.