Nota: pagamento de bolsas

Assessoria de Comunicação Social - 10-12-2021
6646

A FAPEMIG recebeu, em novembro, 1.169 novos bolsistas em seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Assim que os nomes são repassados pelas instituições de ensino e/ou pesquisa, inicia-se o processo de cadastramento, essencial para a realização do pagamento das mensalidades via cartão BB Pesquisa FAPEMIG. Tal processo envolve as etapas:


Esse processo é contínuo e as etapas devem ser respeitadas (por exemplo, não há necessidade de o bolsista comparecer ao banco antes da notificação da FAPEMIG).

Nesse primeiro mês, quando é necessário finalizar o processo de cadastramento de dados e de senha, o pagamento da bolsa recém-implementada pode demorar mais que o prazo habitual para ser liberado, sendo que o padrão é até o 5º dia útil do mês subsequente.

Há casos de bolsistas que ainda não receberam o pagamento referente a novembro, que deveria estar disponível a partir do 5º dia útil de dezembro (7/12). Os motivos mais comuns são:

  • Erro de cadastramento de dados. Foram identificadas inconsistências nos dados informados por alguns bolsistas. Quando isso acontece, o processo de cadastramento daquela bolsa é interrompido até os problemas serem solucionados. Importante destacar que os dados pessoais informados no sistema Everest devem estar em conformidade com os dados inscritos na Receita Federal. A importância da correção dos dados foi destacada aqui
  • Não implementação da bolsa. É aconselhável que os bolsistas verifiquem com sua instituição se a implementação da bolsa foi efetivada com sucesso. Foram identificados casos em que os bolsistas estavam aguardando receber o e-mail da FAPEMIG, mas sua bolsa ainda não tinha sido implementada.
  • Não cadastramento da senha. A FAPEMIG envia o e-mail solicitando que o bolsista vá até uma agência bancária para registrar sua senha, mas isso não é feito. Como resultado, os valores ficam inacessíveis.


Em novembro, o Banco do Brasil relatou atraso na confecção dos cartões devido à falta de material (chip). Com isso, os mesmos estão demorando mais de 15 dias para serem enviados aos portadores.

Informamos tratar-se de um atraso pontual. Estamos acompanhando todos os casos e a previsão é que os pagamentos em atraso sejam liberados nos próximos dias. Dúvidas e informações adicionais podem ser solicitadas via Fale Conosco.

Cartão BB Pesquisa
Desde o início de 2021, a FAPEMIG vem trabalhando na implementação gradual do cartão BB Pesquisa. Parceria com o Banco do Brasil, esse cartão permite realizar o pagamento diretamente aos bolsistas. É pessoal e intransferível, livre de taxas de adesão, manutenção ou anuidade. O Manual do Cartão BB Pesquisa FAPEMIG traz explicações sobre esse meio de pagamento automatizado, além de tutorial e respostas para perguntas mais frequentes.