FAPEMIG lança Chamada Demanda Universal 2022

Júlia Rodrigues - 05-01-2022
13371

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), divulga a Chamada Demanda Universal 01/2022. Serão investidos R$ 39 milhões nos projetos selecionados que serão executados em um período de 36 meses. O objetivo é estimular a pluralidade e a diversidade da pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento. 

O prazo para a submissão das propostas é 28/03/2022 pela plataforma Everest. O texto integral da Chamada que pode ser lido aqui. Confira também os anexos aqui


NOVIDADE NA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

Neste edital, as propostas apresentadas podem concorrer em quatro faixas distintas. A criação das categorias A e B deve-se à necessidade de oportunizar a concorrência de pesquisadores que concluíram doutorado nos últimos 5 anos em condição equalitária entre seus pares. A ideia da criação das faixas C e D é de permitir o aporte de valores substanciais a projetos para oportunizar a compra de equipamentos de valor elevado, como equipamentos de médio porte, por exemplo. Uma vez que as faixas A e B já estabelecidas não permitem a compra de tais materiais, a criação das faixas C e D permitem aos pesquisadores ousarem em seus projetos, sem que a FAPEMIG precise alterar seu orçamento ou fluxos de processo da Chamada Universal.

“Além disso, a Faixa C prevê a participação de grupos de doutores, de forma a contemplar uma equipe maior. Já a Faixa D, foi idealizada a fim de incluir em grupos de pesquisas o jovem doutor.", explica o Departamento de Análise de Propostas de Projetos (DAP). 


Dúvidas devem ser encaminhadas para a FAPEMIG via Fale Conosco.