Posse de novos conselheiros da FAPEMIG

Vanessa Fagundes - 09-02-2022
4911

Durante a primeira reunião ordinária de 2022 do Conselho Curador da FAPEMIG, realizada ontem (8), dois novos conselheiros tomaram posse. Matheus Simões de Almeida foi indicado para ocupar uma das vagas que são de livre escolha do governador. Helger Marra Lopes, por sua vez, assume uma das vagas destinadas a entidades de pesquisa e ensino superior vinculadas ao governo estadual.

A presidente do Conselho Curador, Júnia Cioffi, apontou que os novos membros engrandecem de forma estratégica o Conselho. O presidente da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, expressou sua satisfação por recebê-los. “A chegada de Matheus Simões é uma oportunidade para estreitar as parcerias com o governo do Estado. O desenvolvimento de Minas passa pela ciência e pela tecnologia e esse alinhamento permite definir com mais clareza onde investir, considerando ações estratégicas e sustentáveis”, disse. Ele destacou, ainda, a presença de Helger Lopes. “O trabalho em parceria com a Fundação João Pinheiro já acontecia e sua vinda permitirá avançar ainda mais no tema das políticas públicas”.

Conheça os conselheiros
Matheus Simões de Almeida possui graduação em Direito e Mestrado em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. É professor da Fundação Dom Cabral e titular da Secretaria-geral do Governo do Estado de Minas Gerais. Em sua fala, ele mencionou a satisfação e a expectativa de estar na FAPEMIG nesse momento, em que há expectativa de execução do orçamento integral.

Helger Marra Lopes possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é presidente da Fundação João Pinheiro. Ele agradeceu aos colegas a indicação para a vaga e destacou o desafio à frente, de alinhar e articular ações para o desenvolvimento do Estado.

Conselho Curador
O Conselho Curador da FAPEMIG é responsável por definir as diretrizes da Fundação. É formado por 12 membros destacados da comunidade científica estadual, com mandato de quatro anos não coincidentes. Desses 12 membros, quatro são de livre escolha do governador, quatro são indicados em listas tríplices pelas instituições de pesquisa e ensino superior sediadas no Estado, vinculadas ao governo federal e universidades particulares, e os outros quatro são indicados, também em listas tríplices, por entidades de pesquisa e ensino superior vinculadas ao governo estadual. Conheça aqui seus membros, calendário de reuniões, regimento interno e deliberações.


A primeira reunião ordinária de 2022 do Conselho Curador da FAPEMIG aconteceu de forma remota.