Instituições devem ficar atentas ao ateste de frequência

Vanessa Fagundes - 07-03-2022
5024

Até junho deste ano, todos os bolsistas do Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da FAPEMIG terão sido cadastrados para receber sua bolsa por meio do Cartão BB Pesquisa. A transição para esse meio de pagamento automatizado teve início no final de 2020 e está sendo realizada de forma gradual. Uma etapa importante do pagamento via BB Pesquisa é o ateste de frequência pela instituição de ensino e/ou pesquisa.

O ateste de frequência é o documento, emitido pela instituição de origem do bolsista, que comprova o cumprimento das atividades de pesquisa. Ele deve ser realizado por meio do sistema Everest entre o dia 16 e o dia 27 de cada mês. Após essa data, a opção não fica mais disponível para a instituição.

Para auxiliar as instituições nessa tarefa, a FAPEMIG envia três lembretes automáticos: um no dia 16, quando o sistema abre; outro no dia 24; e o terceiro no dia 27, alertando para o último dia do prazo. Essas informações também estão disponíveis no Manual Pagamento Automatizado Bolsas - Executora, que foi enviada a todas as parceiras e também está disponível em nosso site, na aba Serviços/Formulários. Clique aqui para acessar.

Recentemente, foi implementado um recurso adicional. A FAPEMIG disponibilizou uma ferramenta de relatório no sistema Everest. Para utilizá-lo, basta selecionar a aba Bolsa de Cotas/Gerenciar Bolsas de Cotas. Em seguida, seleciona os dados da instituição e clica em “Gerar Relatório de Atestes”. Isso permite conferir se todos os atestes de frequência foram realizados. Veja abaixo:



No caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo Fale Conosco da FAPEMIG.