Novas diretrizes para Fundações de Apoio

Vanessa Fagundes - 21-03-2022
3842

Fundação de Apoio são entidades criadas com a finalidade de apoiar projetos de pesquisa, ensino e extensão, projetos de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e projetos de estímulo à inovação de interesse das Instituições de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (ICTMG). Elas são parceiras estratégicas da FAPEMIG, pois ajudam os pesquisadores na gestão administrativa, operacional e financeira de suas atividades, agilizando processos como os de compra e de prestação de contas.

Para atuarem junto à FAPEMIG, porém, é necessário observar alguns requisitos. Um deles é o cadastramento na agência mineira. Com esse objetivo, foi aberta, em dezembro de 2021, a chamada 10/2021 – Cadastramento das Fundações de Apoio. A chamada recebe propostas em fluxo contínuo, ou seja, não há data limite para a submissão de candidaturas. Entretanto, é preciso ficar atento: a partir do dia 1 de abril de 2022, somente serão firmados novos acordos com fundações de apoio que estão de acordo com os termos constantes nesta chamada.

Por esse motivo, a FAPEMIG convida todas as fundações de apoio, inclusive as já cadastradas, a consultarem a chamada, que está disponível aqui.  No caso de dúvidas, basta encaminhar uma mensagem pelo Fale Conosco.

Cadastro
De acordo com a chamada 10-2021, por existirem atividades de gestão diversificadas, as fundações de apoio serão classificadas, no cadastro, quanto ao nível de complexidade em que estarão habilitadas a atuar. Os níveis variam de 1 a 4, diferenciando-se pelos tipos de projetos a serem geridos, atividades executadas, dentre outros. O resultado da análise da proposta é divulgado em cerca de 15 dias após seu recebimento e a validade do cadastro é de dois anos. Nesse período, é importante manter o cadastro atualizado junto à FAPEMIG, para que não haja problemas de inadimplência.