Confap lança chamada para mobilidade internacional

Assessoria de Comunicação do CONFAP - 25-05-2022
3327

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram nesta quarta-feira, 25 de maio, a chamada CONFAP-CNPq-THE UK Academies, realizada em parceria com as instituições britânicas, The Royal Society,  The Academy of Medical Sciences e The British Academy.

O objetivo da chamada é fomentar a vinda de pesquisadores britânicos para trabalharem em conjunto com pesquisadores brasileiros em institutos de pesquisa e universidades sediadas no Brasil. O fomento será oferecido pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada (vide listagem abaixo). Propostas para outros estados poderão receber fomento diretamente do CNPq.

A chamada oferece fomento para pesquisadores do Reino Unido, por meio de:
1. Fellowship;
2. Research Mobility;
3. Young Investigator Grant (oferecido apenas pela FAPESP – São Paulo).

Veja a relação de FAPs que aderiram à chamada e seus respectivos Estados:
Fundação Araucária – Paraná;
FAPEAP – Amapá;
FAPEG – Goiás;
FAPEMAT – Mato Grosso;
FAPEPI – Piauí;
FAPERGS – Rio Grande do Sul;
FAPERJ – Rio de Janeiro;
FAPES – Espírito Santo;
FAPESC – Santa Catarina;
FAPESP – São Paulo;
FAPESPA – Pará;
FAPESQ – Paraíba;
FUNCAP – Ceará; e,
FUNDECT – Mato Grosso do Sul.

*As propostas para mobilidades de Universidades e Institutos de Pesquisa do Estado de Minas Gerais poderão ser apoiadas pelo CNPq.

Submissão de Propostas
Para pesquisadores que irão submeter propostas via FAPs que aderiram à chamada (com exceção da FAPESP – São Paulo) e via CNPq, as inscrições estão disponíveis no link: sistema.confap.org.br. Para pesquisadores do Estado de São Paulo as propostas devem ser enviadas diretamente para a FAPESP por meio da plataforma SAGe (www.fapesp.br/sage), de acordo com as orientações de cada modalidade: Visiting Research Award; Research Mobility Supporte ou Young Investigator Grant.

As propostas devem ser apresentadas em inglês. As inscrições se encerram no dia 18 de julho de 2022, às 12h00 (horário de Brasília). O resultado da chamada será anunciado em setembro de 2022 no site do CONFAP (confap.org.br). O início das atividades está previsto para: dezembro de 2022 (para a modalidade Fellowship) e de dezembro de 2022 a início de 2023 (para a modalidade Research Mobility).

Contatos para Informações
Para mais informações sobre a chamada, envie um e-mail para: fundonewton.confap@gmail.com.
Pesquisadores que pretendam submeter suas propostas via CNPq, mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: dileine.cunha@cnpq.br.
Pesquisadores que pretendam desenvolver suas atividades no Estado de São Paulo devem entrar em contato pelo formulário da FAPESP: www.fapesp.br/en/contact.

Acesse a íntegra da chamada CONFAP-CNPq-THE UK Academies.