Divulgado resultado da Faixa A da chamada Universal/2022

Vanessa Fagundes - 30-05-2022
4337

A chamada Universal da FAPEMIG caracteriza-se por financiar propostas de todas as áreas do conhecimento. Em 2022, está previsto o investimento de R$39 milhões nos projetos aprovados, valor que foi dividido de acordo com as quatro faixas em que as propostas concorrem. A FAPEMIG divulgou, na última sexta (27), o resultado da avaliação da Faixa A, destinada exclusivamente a doutores titulados a partir do ano de 2017.

Foram aprovadas 110 propostas na Faixa A, que somam um investimento de R$3,98 milhões. Além da diversidade de áreas, chama atenção a diversidade de instituições, que representam todas as regiões do Estado. A relação das propostas aprovadas, assim como das não aprovadas, pode ser consultada aqui.

De acordo com Marcelo Speziali, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, a opção por divulgar resultados parciais tem como objetivo proporcionar ganhos em transparência, eficiência e agilidade. “A Chamada já foi construída de forma a permitir o escalonamento da análise e da divulgação dos resultados. Assim, enquanto uma Faixa está sendo contratada, outras estão finalizando o julgamento. Dessa forma, garante-se que a Chamada seja lançada, julgada e contratada no mesmo ano, o que, no caso da Universal, aconteceu pela primeira vez em 2021”, diz.

Os resultados das faixas B, C e D serão divulgados assim que a avaliação pelas Câmaras de Avaliação de Projetos da FAPEMIG for concluída.

No caso de dúvidas, basta enviar mensagem por meio do Fale Conosco.

Orientações
Importante destacar que, de acordo com o item 4.6 da Chamada (que pode ser consultada aqui), é fator impeditivo à contratação das propostas a existência de inadimplência ou pendências de natureza financeira ou técnica por parte do coordenador, da instituição executora e da fundação de apoio, se houver. Assim, a partir da divulgação dos resultados, são concedidos 15 dias para que eventuais pendências sejam solucionadas. Após esse prazo, a proposta será desclassificada.

É possível verificar situações de inadimplência do coordenador por meio do sistema Everest: http://everest.fapemig.br. A situação cadastral das instituições, por sua vez, pode ser verificada no endereço http://www.fapemig.br/pt/menu-servicos/instituicoes-cadastradas/

O prazo para interposição de recursos é de dez dias corridos, contados a partir do primeiro dia após a data de divulgação do resultado das propostas submetidas à Faixa A.