Atenção ao ateste de frequência no mês de dezembro

Vanessa Fagundes - 07-12-2022
5372

O ateste de frequência é uma etapa importante para a liberação do pagamento das mensalidades de bolsas da FAPEMIG. A cada mês, as instituições de ensino e/ou pesquisa devem confirmar que o bolsista cumpriu as atividades previstas em seu plano de trabalho.


De acordo com as normas da FAPEMIG, o ateste de frequência deve ser realizado entre os dias 16 e 27 de cada mês por meio do sistema Everest. Devido ao fechamento do exercício financeiro em dezembro de 2022, para aquelas instituições executoras que atestarem frequência de seus bolsistas até o dia 20/12, a FAPEMIG garantirá o pagamento da bolsa de dezembro ainda no ano de 2022. 

Não obstante, o prazo máximo para ateste da bolsa permanecerá sendo o dia 27/12. Contudo, para os casos em que os atestes ocorrerem entre o dia 21/12 e 27/12, o pagamento da bolsa ocorrerá somente em 2023, quando a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) liberar cota orçamentária e a Secretaria da Fazenda (SEF) liberar a cota financeira. Não é possível precisar a data, mas estima-se que isso acontecerá após o quinto dia útil de janeiro.

Considerando a situação exposta, a FAPEMIG orienta todas as instituições executoras a optarem pelo ateste de frequência até o dia 20/12, evitando, assim, possíveis atrasos no pagamento das bolsas em janeiro de 2023.

Por se tratar de um programa institucional, orienta-se, em caso de dúvidas, entrar em contato primeiro com a instituição. Persistindo as dúvidas, basta enviar mensagem por meio do Fale Conosco da FAPEMIG.

Conferência
Após o dia 27, prazo final para que as instituições de ensino e/ou pesquisa realizem o ateste de frequência de seus bolsistas no sistema Everest, essa opção fica indisponível. Para auxiliar na tarefa, a FAPEMIG envia lembretes automáticos e, desde março de 2022, disponibiliza ferramenta de relatório no Everst. Para utilizá-lo, basta selecionar a aba Bolsa de Cotas/Gerenciar Bolsas de Cotas. Em seguida, seleciona os dados da instituição e clica em “Gerar Relatório de Atestes”. Isso permite conferir se todos os atestes de frequência foram realizados.