Fortec se reúne na FAPEMIG e consolida Planejamento Estratégico

Assessoria de Comunicação FAPEMIG - 08-02-2023
2952

O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) consolida importante etapa do Planejamento Estratégico para atuação da Associação em 2023-2024. Em reunião na sede da FAPEMIG, em Belo Horizonte, nos dias 31/1 e 1 de fevereiro de 2023 a diretoria, os representantes das regionais Fortec, o conselho e a secretaria executiva deliberaram sobre as metas, ações e investimentos para os próximos dois anos de atuação. O fortalecimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e das instâncias de inovação das ICTs para contribuir no desenvolvimento científico, tecnológico e social do país foi o foco central dos esforços.

O Planejamento Estratégico do Fortec envolve sete eixos: Governança, Comunicação e Novos Serviços, Ações internacionais, Formação e Capacitação, Métricas e Indicadores, Relações Governamentais e Institucionais e Desenvolvimento Regional e teve início há um ano, sob Coordenação geral de Ana Lúcia Torkomian – Vice-Presidente FORTEC e Secretaria Executiva de Lygia Magacho.

De acordo com Marcelo Gomes Speziali, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG e membro da coordenação do Fortec, o encontro entre o Fórum e uma FAP foi pioneiro. "A FAPEMIG trabalha com pesquisas fundamentais e aplicadas, e se relaciona com os NIT's para alavancar processos de inovação. Ter o Fortec aqui nos ajuda a compreender melhor estes problemas. E compreender como os NITs funcionam, quais são os seus problemas e desafios, é fundamental para que a FAPEMIG aprimore seus programas de fomento à ciência, tecnologia e inovação", finaliza.

Reunião do Fortec na FAPEMIG. Crédito: Júlia Pinheiro (ACS/FAPEMIG)

O grupo também visitou o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTech) e as instalações da empresa spin off da UFMG FabNS. Foram recebidos pelo diretor do parque, Marco Crocco, e conversaram sobre modelo de governança para parques tecnológicos e as perspectivas e oportunidades de atuação do Fortec na ampliação de ambientes de inovação do país. A reunião tratou, ainda, da transição de gestão 2021-2022 para 2023-2024, com reconduções e novos gestores. Saiba mais em clicando aqui.

(Com informações da Comunicação Fortec)