FORMULAÇÃO DE ANTIRRETROVIRAL EM NANOPARTÍCULAS POLIMÉRICAS PARA O TRATAMENTO DE HIV/AIDS E RESPECTIVO MÉTODO DE ANÁLISE DA DITA FORMULAÇÃO

IDENTIFICADOR: 253 | DATA: 09-11-2020
2625

SETOR ECONÔMICO:

Biotecnologia


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

O retrovírus pertencente à família Retroviridae denominado HIV.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A presente invenção diz respeito à formulação farmacêutica capaz de tratar e controlar a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A dita formulação se reflete à forma farmacêutica de nano partículas contendo antirretroviral preparada pelo processo precipitação e polímero pré-formado. Um método analítico por cromatografia a líquido de alta eficiência que permite a determinação da eficiência de encapsulação da zidovudina no interior, das nano partículas foi desenvolvido e também - está descrito nesta invenção.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

A utilização de antirretrovirais em nanoparticulas pode aumentar a eficiência, reduzir o risco de resistência, simplificar a terapia, reduzindo o número de doses diárias e aumentar a adesão do paciente ao tratamento.

As terapias atuais possuem dificuldade de adesão por parte pacientes devido a administração de duas doses ao dia e a alta dose necessária no caso de crianças.

O aumento da biodisponibilidade do fármaco, com a consecutiva redução de dose pode auxiliar na melhora da adesão ao tratamento.


TITULARES:

Fundação Ezequiel Dias - FUNED

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2013 018089 0


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento (NIPAC - FUNED): nipac@funed.mg.gov.br

Departamento de Proteção e Transferência de Conhecimento da FAPEMIG: dpt@fapemig.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.