SISTEMA DE EXPANSÃO PARA REFRIGERAÇÃO E CONDICIONAMENTO DE AR COM BASE EM AR COMPRIMIDO

IDENTIFICADOR: 270 | DATA: 26-11-2020
2921

SETOR ECONÔMICO:

Mecânica e Bens de Capital


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Existem tecnologias que usam os fluidos refrigerantes convencionais (fluidos de máquinas rotativas), que são de grande porte e para grandes ambientes, causando impacto ambiental.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A presente tecnologia usa máquina alternativa, de menor custo e de menor dimensão, é ecologicamente correta e pode permitir a economia de energia elétrica em horários críticos.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

1. O fluido de trabalho no sistema é o ar atmosférico, que é ecologicamente correto, contrariamente aos outros fluidos refrigerantes, que destroem a camada de ozônio e/ou contribuem para o aquecimento global. 

2. Sistema com menor custo de instalação, quando comparado com os sistemas convencionais, e o fluido de trabalho é isento de custo.

3. Energia é armazenada na forma de ar comprimido. Por exemplo, o tanque de ar comprimido pode ser abastecido fora do horário de ponta de consumo de energia elétrica e depois o ar comprimido pode ser utilizado no horário de ponta. 

4. A energia elétrica de acionamento do compressor, que é armazenada sob a forma de ar comprimido, pode ser de origem alternativa, de fontes eólica ou solar, por exemplo. 

5. Uma outra fonte de energia pode ser obtida nos processos de frenagem regenerativa dos veículos automotores (automóveis, ônibus, caminhões e locomotivas).

6. A energia contida no ar comprimido traz maior segurança de uso, sobretudo em ambientes com risco de explosões ou incêndios. Portanto, um uso energético muito mais seguro quando comparado com a energia elétrica e os combustíveis líquidos e gasosos.

7. A temperatura do ar de saída do motor a ar comprimido pode atingir -50ºC, o que permite aplicações onde são necessárias baixíssimas temperaturas, sem a necessidade de um sistema complexo.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Conceito tecnológico e/ou aplicação elaborada.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2020 021606 6


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

GERÊNCIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL: ana.vidon@ufjf.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.