SemeaView

IDENTIFICADOR: 305 | DATA: 23-03-2021
1667

SETOR ECONÔMICO:

Agronegócio


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Uma das necessidades dos agricultura moderna é acompanhar as operações agrícolas que estão sendo realizadas no campo. Este acompanhamento permite os gestores avaliar se as operações estão sendo realizadas como planejado, e se as máquinas estão operando sem a ocorrência de falhas.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

O programa de computador é um sistema de monitoramento remoto para uma semeadora. Este sistema é composto por três partes: (i) um sistema de envio de informações da máquina para o servidor, (ii) um programa de computador executado em servidor para recebimento, armazenamento e processamentos das informações e (iii) um aplicativo para a apresentação das informações ao usuário. Este sistema permite ao agricultor acompanhar, de forma remota e em tempo real, a operação de semeadura que está sendo realizada. Dentre as informações possíveis de serem monitoradas têm-se a velocidade de deslocamento, posição da semeadora no campo, área semeada, capacidade operacional e existência de falha nos mecanismos dosadores de semente.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O monitoramento remoto e em tempo real permite ao agricultor tomado de decisões rápidas, caso a operação não esteja sendo executada conforme planejado ou caso uma falha na máquina esteja ocorrendo. Intervenções precoces na operação, por sua vez, implicam em aumento de eficiência nas operações, como a qualidade das operações e redução dos custos de produção.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES: 

Sistemas de monitoramento remoto (telemetria) para máquinas agrícolas.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

O programa de computador encontra-se desenvolvido. É necessário aperfeiçoamentos antes da sua utilização em escala comercial. A versão atual do código fonte do programa foi definida como “open source” e disponibilizado no Github.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Esta tecnologia está diretamente ligada ao programa de computador SemeaPy, que também está sendo apresentado. No evento de cooperação Brasil e Dinamarca, realizado pelo INPI (intermediado na UFV pela CPPI), as duas tecnologias foram apresentados pelo Prof. Domingos Sarvio Magalhães Valente (DEA/UFV).


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 512019002803-1


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

cppi.interacao@ufv.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro de programa de computador na íntegra aqui.