SGE - Sistema de Gerenciamento de Estágios

IDENTIFICADOR: 354 | DATA: 22-07-2021
2620

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Diversos cursos, de diferentes modalidades, apresentam o estágio curricular como item obrigatório para sua conclusão. As instituições de ensino, então, precisam gerir todo o processo de realização de estágio. Essa gestão envolve diversas etapas como: a realização de convênios com os concedentes de estágio, contratação de seguros, matrículas no estágio, relatórios finais, documentos comprobatórios de realização do estágio, relatórios anuais sobre os estágios realizados pelos discentes da instituição. Com o tempo, e dependendo do tamanho da instituição, a quantidade de dados e documentos produzidos pelos estágios se torna um volume considerável para gerí-los de forma manual ou somente com planilhas eletrônicos.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Neste cenário, citado no item Problema, é que foi proposto o SGE - Sistema de Gerenciamento de Estágios. O SGE é um software que apresenta diversas funcionalidades para a gestão dos estágios de uma instituição de ensino. Existem três atores com funcionalidades específicas: o discente, o docente orientador e o coordenador de estágios. O discente pode visualizar e alterar seu cadastro e acompanhar um relatório de todos os estágios que ele realizou. O docente orientador também pode visualizar seu cadastro e todas as orientações de estágio que ele desempenhou. O coordenador de estágio, o ator principal, cadastra os cursos, docentes orientadores, discentes, empresas concedentes e os estágios. Consegue indicar o início do estágio, em que situação que ele se encontra (em andamento, finalizado) e finalizar um estágio. Além disso consegue gerar diversos relatórios como: orientações por docente, quantidade de estágios realizados em um determinado período, quantidade de estágios realizados por curso, a relação de empresas que já ofertaram estágios em determinada área entre outros.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

- O uso do SGE permite além do gerenciamento dos dados, maior agilidade nos processos do setor, que se fundamenta principalmente na busca de informações; na segurança dos dados, alcançada a partir do uso de sistemas de informação; otimização do uso tempo do setor, permitindo ao setor se dedicar a atividades mais prioritárias, como a busca de novas parcerias para ofertas de estágios; divulgação das atividades do setor; divulgação de informações para os alunos; acompanhamento dos dados pelas empresas concedentes; 

- O SGE tem como grande diferencial a utilização de componentes livres de software o que possibilita a sua distribuição e uso nos termos da licença GNU;


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

O SGE pode ser aplicado em qualquer instituição de ensino que ofereça cursos em que há a necessidade da realização de estágios.


TITULARES:

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR512020000464-4


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

cleiane.oliveira@ifnmg.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.