APLICAÇÃO DE EXTRATOS DE BREU-BRANCO (PROTIUM SPRUCEANUM) EM FOTOPROTETORES

IDENTIFICADOR: 368 | DATA: 23-07-2021
2795

SETOR ECONÔMICO:

Outros

Produtos de consumo, Químico, Serviços de Saúde


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Os protetores solares disponíveis no mercado podem causar alergias e irritação da pele. Por isso, existe a necessidade de desenvolver novos fotoprotetores naturais para maior eficácia e segurança.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A presente invenção aborda a utilização de extratos de Protium spruceanum, como agente fotoprotetor. As plantas são fontes importantes para o desenvolvimento de novos filtros solares, visando produtos menos tóxicos e menos irritantes para a pele. O extrato hidrometanólico das folhas de P. spruceanum possui alto teor de flavonoides. Foi realizado um estudo para melhorar a eficiência da extração e o processo otimizado assistido por ultrassom, com tempo e consumo de solvente reduzidos, foi utilizado para obter o extrato. O extrato protege células da pele de danos causados por estresse oxidativo, com maior efeito que o padrão rutina. Esta citoproteção é devida à ação de sequestro de radicais livres. O gel contendo o extrato apresentou fator de proteção solar adequado e características satisfatórias de conteúdo de rutina, comportamento reológico (pseudoplasticidade e tixotropia) e fotoestabilidade. Essa espécie vegetal representa um alto potencial para desenvolvimento de protetores solares visando evitar danos oxidativos e fotoenvelhecimento induzidos por UV.


VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Cosméticos naturais (fitocosméticos) podem melhorar a eficácia dos protetores solares e reduzir os efeitos adversos. Os extratos de Protium spruceanum apresentaram ótimos resultados e podem ser uma alternativa para esses cosméticos.


POTENCIAIS E PLICAÇÕES:

Produtos de Consumo, Químico, Serviços de Saúde.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Patente Depositada.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2020 018690-6


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de Inovação Tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.

https://youtu.be/DbxCxZpZPZU