Charcoal System

IDENTIFICADOR: 435 | DATA: 17-08-2021
3895

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

A falta de tecnologia para auxiliar produtores de carvão vegetal a planejarem e administrarem sua produção, nas questões técnicas, ambientais e econômicas.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

Um sistema que abrange os principais aspectos da atividade de carbonização, que influenciam nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e/ou nos custos e receitas da produção de carvão vegetal. O sistema “Charcoal System” é subdividido em seis etapas de coleta de dados: Cadastros; Emissão de gases de efeito estufa; Remoção de carbono; Viabilidade econômica (Madeira); Custo máximo da madeira e mínimo do carvão viáveis; Viabilidade econômica (Carvão Vegetal). Alguns dados solicitados pelo sistema possuem um valor default, que aparece automaticamente no campo de coleta de dados. Porém, existe a possibilidade de edição de todos esses valores, caso o usuário possua outro valor mais específico à sua realidade.

Ao final de determinadas etapas, são gerados os seguintes relatórios com seus respectivos resultados:

1) Balanço de carbono: apresenta informações sobre os cadastros, a produção de carvão vegetal (produção líquida de carvão e quantidade de coprodutos), as emissões de GEE (CH4, CO2 e também a emissão total, em CO2e), as remoções de carbono e o balanço de carbono total (diferença entre o total de remoções de carbono e o total de emissões de GEE);

2) Emissões da siderurgia pela carbonização: apresenta um indicador que expressa a quantidade de GEE emitida durante a carbonização para a produção de uma tonelada de ferro-gusa (MgCO2e MgGusa-1);

3) Obtenção de madeira: contém informações sobre os cadastros, indicadores relacionados à compra de madeira (total de madeira comprada em todo o horizonte de planejamento e custo médio de compra) e a viabilidade econômica do plantio próprio (VPL, VPE, TIR, B/C, quantidade total de madeira produzida durante o horizonte de planejamento e o custo médio de produção). Além disso, tem-se indicadores totais sobre a quantidade de madeira e o custo médio de obtenção. Este indicador será diferente dependendo da escolha quanto à forma de obtenção de madeira (compra, plantio próprio ou compra e plantio próprio);

4) Produção de carvão vegetal: possui informações dos cadastros, os indicadores de viabilidade econômica calculados (VPL, VPE, TIR e B/C), a situação do projeto (viável ou inviável) de acordo com cada indicador, a quantidade total de carvão vendido durante o horizonte de planejamento e o custo médio de produção.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O sistema é de fácil acesso e usabilidade; podem ser feitas várias simulações com diferentes dados de entrada; possui dados de entrada default, para facilitar o preenchimento pelo usuário, caso este não tenha conhecimento de tal informação; as etapas são independentes, proporcionando maior liberdade para o usuário preencher apenas as de seu interesse; apresenta resultados que auxiliarão os produtores nas tomadas de decisões e em uma melhor gestão da produção.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

O sistema pode ser aplicado por: órgãos públicos, a fim de estabelecer limites máximos de emissões atmosféricas; produtores e gestores de Unidades de Produção de Carvão (UPCs) no monitoramento das emissões e demais aspectos exigidos pela DN 227/2018, e auxiliará, também, na tomada de decisões quanto à implementação ou não de tecnologias para a redução das emissões de GEE. Além disso, o sistema apresenta grande potencial no auxílio à tomada de decisões, quanto às formas de produção, por produtores de carvão vegetal, pois permite identificar quais variáveis mais influenciam na produção, nas emissões e na viabilidade econômica, permitindo a alteração de cada uma delas, a fim de promover melhorias no processo de produção, tornando-o mais sustentável.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

512021001891-5

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

cppi.interacao@ufv.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.