BOCHECHO DE SOLUÇÃO À BASE DE MELALEUCA ALTERNIFÓLIA E CASEARIA SYLVESTRIS PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE MUCOSITE EM PACIENTES SUBMETIDOS À QUIMIOTERAPIA

IDENTIFICADOR: 452 | DATA: 18-08-2021
2556

SETOR ECONÔMICO:

Saúde humana, serviços sociais

Fármacos

PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

As tentativas de prevenção e tratamento para mucosite oral são inúmeras: crioterapia, citoprotetora, antioxidantes e inibidores de proliferação, sulcranatos, laser de baixa potência, fator de estimulação de colôniapatologia gera graves consequências para o paciente: interrupção total ou parcial do tratamento antineoplásico; que determina complicações sistêmicas para o paciente, podendo leva-lo até a óbito. Além das consequências ao paciente, outras situações são relevantes: aumento dos custos com o tratamento tanto da mucosite quanto do câncer, aumento do período de internação hospitalar.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia consequentemente, sem exceção, terão mucosite no decorrer do tratamento quimioterápico. Prevenir mucosite significa proporcionar condição para o tratamento quimioterápico ser realizado sem intercorrência que proporcione adiamento das sessões.

Prevenir também significa evitar internações para tratamento de mucosite que requer alimentação através de sonda, debilitando ainda mais o paciente, além dos gastos e consequências.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

As vantagens estão determinadas pelo fato de que, até então, os produtos disponíveis  somente reduziram os sintomas da mucosite. O Bochecho age não só no tratamento, mas principalmente na prevenção. A terapêutica aplicada é de simples utilização, somente bochechos após higienização e a resolução do problema acontece nos dois níveis, preventivo e curativo.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Utilização do Bochecho para prevenção da mucosite pós-quimioterapia e/ou radioterapia.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Pedido de Patente depositado no INPI.


TITULARES:

Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí - FUVS/UNIVAS


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2015 003133 5


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

nit@univas.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.