FORMULAÇÃO FITOTERÁPICA DE EXTRATO DE EMBAÚBA E ORA-PRO-NOBIS

IDENTIFICADOR: 484 | DATA: 10-09-2021
3383

SETOR ECONÔMICO:

Fármacos


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

A tecnologia pode ser aplicada para acelerar o processo cicatricial de feridas cutâneas em indivíduos diabéticos, que são de difícil cicatrização. A tecnologia também pode ser utilizada como adjuvantes de processos cicatriciais ou em afecções onde se busca o aumento da produção de colágeno e da atividade antioxidante, como nos processos de envelhecimento da pele, indicando um potencial efeito terapêutico para processos associados à melhoria do tônus e diminuição de cicatrizes fibrosas, hipofuncionais e inestéticas.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A invenção consiste no uso de extratos aquosos, orgânicos e hidroalcoólicos das folhas de embaúba (Cecropia pachystachya Trécul, URTICACEAE) e das folhas de ora-pro-nobis (Pereskia aculeata Miller, CACTACEAE) para compor formulações farmacêuticas para uso via tópica a fim de estimular a cicatrização de feridas de indivíduos normo e hiperglicêmicos.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A tecnologia apresenta a associação de plantas nativas com alto potencial antioxidante, anti-inflamatório, antiglicante, vasodilatador e proliferativo. Não há no mercado um produto que ofereça essas vantagens associadas em uma mesma tecnologia.


TITULARES:

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 102019022100-3


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

pc.critt@ufjf.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.