SGA-SCO

IDENTIFICADOR: 512 | DATA: 20-01-2022
2008

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

O gerenciamento de risco e emergências concernentes à segurança de barragens constitui-se em diversas fases que visam minimizar danos e perdas às possíveis comunidades afetadas, seja pela prevenção de acidentes com as barragens, bem como pela resposta eficiente a um evento catastrófico ou desastroso.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

O SGA-SCO permite ao gestor todo o inventário de habitantes, contatos telefônicos, riscos e recursos e áreas com o devido posicionamento geográfico e passível de visualização e impressão de mapas em diferentes escalas e tipos, tais como foto de satélite, guia de ruas e mapa de terreno, além do envio de alertas. Permite ainda que o gestor avalie as áreas através da análise de elevação do terreno em determinada região para que, assim, possa realizar as setorizações de acordo com a probabilidade de desastre verificada em cada localização. O sistema também fornece os recursos necessários ao estabelecimento de rotas de fuga. Além disto, todo o inventário, mapas, contratos e rotas serão aplicáveis ao SCO em seus processos de gestão e comunicação, além do suporte à tomada de decisões nas operações através das informações inventariadas.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O SGA-SCO trata-se de um aplicativo web em plataforma de nuvem bastante ágil, flexível e de amigável operação.

 

POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Defesas civis. Empresas que precisam monitorar e alertar áreas quanto a possível ocorrência de  desastres e emergências.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Contato:

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas - I9/UNIFAL-MG

E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br

Telefone:(35) 3701-1983

 

TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2017 000463-3

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

inovacao@unifal-mg.edu.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.