MB Isoster

IDENTIFICADOR: 524 | DATA: 03-03-2022
3813

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

O desenvolvimento de um novo fármaco é um processo caro, demorado e sujeito a várias falhas. Na etapa de descoberta, um composto protótipo é selecionado para modular determinada doença. Raramente este composto estará pronto para entrar no mercado como um novo fármaco, problemas como baixa solubilidade, baixa permeabilidade, curto tempo de meia-vida e alta toxicidade deverão ser resolvidos por meio de modificações estruturais no composto protótipo.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

O programa MB-Isoster pode ser usado para propor ao químico medicinal quais modificações, baseadas nos conceitos do bioisosterismo, podem ser inseridas no composto protótipo a fim de melhorar seu perfil farmacológico.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Construção automática de vários bioisósteros, funcionalidade para calcular energia de interação entre uma molécula e um receptor a fim de selecionar átomos para troca bioisostérica, inclusão de cálculo de propriedades físico-químicas, funcionalidade para realizar virtual screening entre os bioisósteros e um receptor selecionado pelo usuário, disponibilização gratuita.

 

POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Química Computacional, Química Medicinal.

Público alvo: pesquisadores, alunos e professores que trabalham no desenvolvimento de novos fármacos.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Objetivo do programa: MB Isoster é um programa de Química Computacional cujo objetivo é a construção virtual de novas moléculas a partir de uma molécula protótipo definida pelo usuário. Para a construção das novas moléculas, empresa-se a estratégia do bioisosterismo, uma técnica usada na Química Medicina na qual um fragmento da molécula protótipo é substiuído por outro com propriedades físico químicas similares, podendo também resultar em atividade biológica equivalente. O bioisosterismo é empregado para melhorar o perfil farmacológico da molécula protótipo. Os fragmentos moleculares usados na substituição bioisostérica são obtidos a partir de consulta a um banco de dados interno ao programa desenvolvido a partir de dados da literatura.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2019 000222-9

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

inovacao@unifal-mg.edu.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas I9/UNIFAL-MG Tel.: 55 35 3701-1983 E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br Para mais informações, por favor, visite nosso site: http://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/