Sistema de Gestão da Fabricação de Cachaças Artesanais

IDENTIFICADOR: 529 | DATA: 04-03-2022
855

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Programa desenvolvido para atendimento aos requisitos de rastreabilidade da produção da cachaça artesanal de acordo com as normas do Ministério da Agricultura.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

O programa tem como finalidade gerar um banco de dados com as informações relacionadas com a produção de cachaça. Para sigilo de informações, apenas usuários cadastrados podem acessar as funções de inserção/registro, consulta de informações já inseridas, acesso aos formulários para impressão e permissão para cadastro de novos usuários. A função de proteção de acesso para usuários não cadastrados induz ao usuários sem permissão a ter que sair do programa, não podendo visualizar ou retirar informações.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

A vantagem do programa desenvolvido tem relação com a simplicidade de operação, versatilidade para ser executado em qualquer computador que possua o pacote Office e, principalmente, a especificidade e aplicabilidade para o qual foi desenvolvido, ou seja, programa específico para controle e registro de processo de produção de cachaça artesanal em alambiques.

 

POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Engenharia Química e Engenharia de Processos.

O programa foi desenvolvido para ser utilizado para fins educacionais, tanto em aspectos práticos da aplicação direta de recursos e consequente gerenciamento de produção, bem como explorar a lógica desenvolvida na programação. Comercialmente, o programa possui potencial para atender pequenos  produtores que não tem condições financeiras/técnicas para aquisição de ferramentas de rastreabilidade de produção, conferindo robustez ao alambique produtor da cachaça.

Público alvo: pequenos produtores de cachaça.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Objetivo do programa: registar dados de processo e promover uma interface dinâmica para rastreabilidade de informações de processamento de cachaça artesanal.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2020 002631-1

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

inovacao@unifal-mg.edu.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas I9/UNIFAL-MG Tel.: 55 35 3701-1983 E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br Para mais informações, por favor, visite nosso site: http://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/