Laboratório de Comunicações (LCom)

IDENTIFICADOR: 570 | DATA: 15-03-2024
443

BREVE DESCRIÇÃO:

O Laboratório de Comunicações (LCom) é um laboratório do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF e vinculado ao INCT de Energia Elétrica (INERGE). Ocupa uma área de 70 metros quadrados e é dedicado realização de medições, caracterizações e testes na área de telecomunicações na faixa de frequência entre 0 e 8 MHz. Além de bancadas para uso dos equipamentos, desenvolvimento de protótipos e realização de testes, o LCom conta com mesas para acomodar até 22 pessoas.

No LCom foram desenvolvidos vários projetos, destacando-se o desenvolvimento de um sistema power line communication (PLC) banda larga para redes de baixa tensão de até 450 Mbps, sistema PLC/wireless híbrido para aplicações banda estreita, modem PLC para aplicações aeroespaciais, dentre outros. Na área de PLC, o LCom é definido como centro de excelência para P&D relacionadas com a tecnologia PLC e monitoramento de cabos até TRL8. Atualmente, o LCom está passando por um processo para também se especializar na área de comunicações não terrestres. O Lcom é cadastrado como multiusuário na UFJF e no MCTI (https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/4356).


PRINCIPAIS TÉCNICAS:

Medição e caracterização de canais de comunicação;

Medição e caracterização de materiais (elétricos, magnéticos) e componentes eletroeletrônicas na faixa entre 0 e 3 GHz;

Medição de impedância na faixa entre 0 e 6 GHz;

Análise de espectro na faixa entre 0 e 6 GHz;

Medição de EMI na faixa entre 400 MHz e 3,2 GHz.


PRINCIPAIS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS:

O Lcom dispõe da seguintes equipamentos,: analisador lógicos de até 104 canais; analisadores vetoriais de rede de bancada e portátil; analisador de impedância de elevada precisão; analisador EMC/EMI; osciloscópios digitais de alto desempenho; placas de aquisição e geração de sinais entre 0 e 6 GHz; testador ESD; analisador trifásico de qualidade de energia; geradores vetoriais de sinais; gerador UWB de sinais; câmara anecoica; testador de comunicação de rádio de banda larga; placas de desenvolvimento baseadas em FPGA; amplificadores de sinais; geradores elétricos; PCs industriais; osciladores atômicos; analisador de tráfego da camada 2 até a camada 7, fontes de tensão, geradores de formas de onda de uso geral; softwares da Keysight (ADS, Genesys, etc), Altium e CST;  bancadas para desenvolvimento de equipamentos eletro-eletrônicos e de telecomunicações.

Além disso, conta com ferramentas diversas para desenvolvimento de protótipos.


LISTAGEM DAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS:

O Lcom dispõe dos seguintes equipamentos: analisador lógicos de até 104 canais; analisadores vetoriais de rede de bancada e portátil; analisador de impedância de elevada precisão; analisador EMC/EMI; osciloscópios digitais de alto desempenho; placas de aquisição e geração de sinais entre 0 e 6 GHz; testador ESD; analisador trifásico de qualidade de energia; geradores vetoriais de sinais; gerador UWB de sinais; câmara anecoica; testador de comunicação de rádio de banda larga; placas de desenvolvimento baseadas em FPGA; amplificadores de sinais; geradores elétricos; PCs industriais; osciladores atômicos; analisador de tráfego da camada 2 até a camada 7, fontes de tensão, geradores de formas de onda de uso geral; softwares da Keysight (ADS, Genesys, etc), Altium e CST;  bancadas para desenvolvimento de equipamentos eletro-eletrônicos e de telecomunicações.

Além disso, conta com ferramentas diversas para desenvolvimento de protótipos.


NOME DA INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO:

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)


SETOR/DEPARTAMENTO/LABORATÓRIO DA INSTITUIÇÃO NO QUAL ESTÁ VINCULADO O SISTEMA MULTIUSUÁRIO:

Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPEE)


ENDEREÇO DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO:

Universidade Federal de Juiz de Fora - (UFJF)

Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Bairro São Pedro – Campus Universitário

Plataforma 5, Prédio de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Sala 108  

Brasil CEP: 36.036-900


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Moisés Vidal Ribeiro - Professor

mribeiro@engenharia.ufjf.br

(32) 98845-3442


WEBSITE DO SISTEMA MULIUSUÁRIO:

https://inergeinct.com/laboratorios/lcom/