BREVE DESCRIÇÃO:
O artefato MEU APÊ 2.0 foi desenvolvido com o objetivo de otimizar a Avaliação Pós Ocupação (APO) tradicional em edifícios de apartamentos.
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
O software visa avaliar a qualidade ambiental e coletar dados para promover um diagnóstico abrangente sobre as condições ambientais de unidades verticalizadas. Para isso, utiliza de tecnologias interativas e acessíveis, como a interface gráfica baseada em UX/UIDesign, os recursos de IoT e sensores de informações de GPS, além de estar disponível na internet.
SOLUÇÃO APRESENTADA:
De modo a alcançar os objetivos propostos, as funcionalidades principais alcançadas foram: (i) Coleta de Dados: Questionário interativo dividido em múltiplas seções, com perguntas voltadas para a coleta de informações detalhadas sobre o morar em apartamentos; (ii) Integração Tecnológica: Utilização de sensores para medir condições ambientais, como temperatura e umidade, assim como recursos de IoT, a exemplo de câmera e GPS para registros de imagem e de localização; (iii) Personalização: Adaptação da experiência do usuário por meio do teste do aplicativo com personas, baseadas em critérios demográficos, profissionais e tecnológicos. As principais interfaces desenvolvidas foram: (i) Interface gráfica simples e intuitiva, permitindo a navegação fluida entre as seções; (ii) Recursos visuais, como ícones padronizados e imagens explicativas, que auxiliam no entendimento das perguntas; (iii) Suporte responsivo para dispositivos móveis.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
O artefato apresenta três principais benefícios em relação aos métodos tradicionais de APO, os quais são: (i) Usabilidade: A utilização da metodologia System Usability Scale (SUS) revelou que a maioria dos usuários encontrou facilidade no uso do aplicativo, relatando confiança e satisfação. A divisão do questionário em seções temáticas contribuiu para a organização e clareza; (ii) Educação e Sensibilização: O aplicativo promoveu aprendizado em temas como descarte correto de resíduos e eficiência energética, com destaque para o conhecimento sobre o Selo Procel; (iii) Acessibilidade: Disponibilidade em formato web, acessível por diferentes navegadores e dispositivos. Interface amigável e design responsivo.
POTENCIAIS APLICAÇÕES:
O artefato MEU APÊ 2.0 é empregado na avaliação pós ocupação de apartamentos em uso, de modo a avaliar a qualidade ambiental dos ambientes, bem como identificar os hábitos dos moradores em relação ao consumo de água e energia, ao descarte de resíduos e, em geral, aos impactos ambientais causados pelos cidadãos.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INVENTORES:
Simone Barbosa Villa
Flávio de Oliveira Silva
Sabrina Maia Lemos
Rita de Cássia Pereira Saramago
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 51 2025 00 0441-9
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
NIT: Agência Intelecto UFU
e-mail: atendimento@intelecto.ufu.br
telefone: 34 3239-4978
LINKS ÚTEIS:
https://morahabitacao.com/
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.