BREVE DESCRIÇÃO:
O COMO VOCÊ MORA 2.0 é uma ferramenta digital quantitativa, tipo questionário (WebApp), de avaliação pós-ocupação de moradias (apartamento ou casa) em uso.
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Os atributos avaliados são: os perfis familiares das moradias, as características físicas da edificação, a relação dos edifícios com a cidade, a satisfação do usuário em relação à sua habitação, os usos diversos dado pelos moradores às suas casas e os hábitos de consumo e descarte dos usuários. Conta com 121 perguntas divididas em 6 seções, sendo essas: Sobre você; Moradia Anterior; Moradia Atual; Edificação e Conjunto; Unidade; Hábitos Sustentáveis. Também dispõe de 9 telas informativos de cunho educativo, que podem suscitar eventuais dúvidas dos respondentes. Possui interface gráfica baseada em UX/UIDesign e está disponível na internet (https://morahabitacao.com).
SOLUÇÃO APRESENTADA:
O "COMO VOCÊ MORA 2.0" traz diversas funcionalidades, como: (i) Formato WebApp: A nova versão é acessível diretamente por navegadores de dispositivos móveis, tablets e computadores, eliminando a necessidade de downloads específicos, tornando a ferramenta multiplataforma e acessível para uma base de usuários mais ampla; (ii) Interface Gráfica Modernizada: Com princípios atualizados de UX (User Experience) e UI (User Interface) design, a nova interface foi redesenhada para oferecer uma experiência mais fluida e visualmente agradável, simplificando a navegação e a interação do usuário; (iii)Questionário Otimizado: A estrutura do questionário foi revisada para reduzir o tempo de resposta e aumentar a objetividade das questões, mantendo o foco em aspectos relevantes para a avaliação do habitar. Seções abrangem temas como características das moradias, hábitos de sustentabilidade, conforto ambiental e percepção do entorno urbano; (iv) Uso de Tecnologias IoT e Geolocalização: A integração com sensores IoT e as funcionalidades de geolocalização permitem uma coleta de dados mais precisa e contextualizada sobre os ambientes habitacionais; (v)Personalização dos Conteúdos: O sistema ajusta os conteúdos e questões apresentados conforme o tipo de moradia e perfil do respondente, garantindo flexibilidade e relevância nas avaliações realizadas
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
O artefato desenvolvido apresenta três vantagens e benefícios principais, sendo eles: a inovação tecnológica aplicada ao processo de avaliação pós-ocupação (APO), a possibilidade de personalizar questionários para diferentes tipos de habitação e o uso de interfaces gráficas eficientes. A plataforma não só coleta dados relevantes, mas também serve como um canal de informação para os próprios moradores sobre os impactos ambientais e a qualidade do habitar.
POTENCIAIS APLICAÇÕES:
Esse software visa compreender os múltiplos significados do “morar” nas escalas física, comportamental e ambiental, a partir da dimensão da investigação – perguntas que visam investigar o desempenho da edificação e a satisfação e desejos do usuário através de suas respostas – e da dimensão da informação – leva ao usuário conhecimento sobre a problemática discutida em determinadas perguntas.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INVENTORES:
Simone Barbosa Villa,
Flávio de Oliveira Silva,
Sabrina Maia Lemos,
Rita de Cássia Pereira Saramago
NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:
BR 51 2025 000440-0
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
NIT: Agência Intelecto UFU
e-mail: atendimento@intelecto.ufu.br
telefone: 34 3239-4978
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.