FAPEMIG realiza painel de Divulgação Científica aberto ao público

Júlia Rodrigues - 05-11-2021
4671

O evento, que será transmitido no canal do Youtube da FAPEMIG, marcará o início do Seminário de Avaliação do Programa de Pesquisa para o SUS.

Na próxima segunda-feira (08/11), às 9 horas, acontecerá remotamente no canal da FAPEMIG no YouTube o Painel de Divulgação Científica, que dará início ao Seminário de Avaliação do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) - Chamada 07/2017. Estarão presentes como debatedores Cristiana Ferreira Alves de Brito, secretária regional da SBPC em Minas Gerais e  Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da FAPEMIG.

O Seminário de Avaliação será realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Nos dias 9,10 e 11/11 o evento terá continuidade com a apresentação dos projetos de pesquisa financiados, mas essa atividade é restrita a convidados. Para mais informações, clique aqui.

O PPSUS é um programa coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos(Decit/SCTIE) do Ministério da Saúde (MS). Tem como objetivo atender as peculiaridades e especificidades de cada estado buscando reduzir as desigualdades regionais. Faz parceria como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretarias Estaduais da Saúde (SES) e Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação(SECTI).

Os debatedores
Cristiana Ferreira Alves de Brito é graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais  e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais . É pesquisadora titular em saúde pública do Instituto René Rachou - Fundação Oswaldo Cruz desde 2002 e professora permanente do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Coordena diferentes iniciativas de divulgação científica: comitê de divulgação científica do IRR, a regional Minas-sul da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, e também o coletivo Ciência, Tecnologia e Sociedade em movimento, CTSMov MG.

Paulo Sérgio Lacerda Beirão é presidente da FAPEMIG , tem graduação em Medicina pela UFMG , mestrado e doutorado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ , e pós-doutorado pela University of Leicester, U. K.  É Professor Titular aposentado do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. É grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Exerceu o cargo de Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG entre  2015-2020, e, atualmente, é presidente desta Fundação.