(ATUALIZADA) Reajuste da BDCTI pode ser aplicado a projetos em andamento

Vanessa Fagundes - 01-08-2023
5717


(Atualização em 1/8/23)
Os procedimentos autorizados para reajuste das bolsas BDCTI foram normatizados por meio da Portaria PRE 033/2023, disponível aqui.


A FAPEMIG anunciou, no fim de março, o reajuste de valor das Bolsas de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e/ou Inovação (BDCTI) da FAPEMIG, modalidade solicitada dentro dos projetos de pesquisa financiados pela Fundação (veja aqui). O reajuste é válido automaticamente para projetos contratados a partir de 23 de maio, data de publicação da Deliberação nº 198.

Bolsas ligadas a projetos já em execução também poderão ser corrigidas. Para esses casos, a FAPEMIG recomenda que o coordenador do projeto realize o reajuste a partir deste mês (junho/23). Com essa ação, o bolsista já receberá a bolsa com o valor corrigido no pagamento realizado em julho.

Para a correção dos valores, os coordenadores de projetos poderão utilizar eventual saldo de custeio e saldo de aplicação. As orientações sobre os procedimentos autorizados serão ratificadas oportunamente por meio de ato administrativo da Presidência da FAPEMIG e comunicadas aos coordenadores por e-mail.

Novos valores
O reajuste autorizado pela FAPEMIG teve como objetivo equiparar o valor de alguns níveis da BDCTI aos valores das bolsas de formação (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado). Além disso, foi criado um novo nível de bolsa BDCTI (nível VII), destinado a estudantes do ensino médio ou de educação profissional da Rede Pública de ensino.

Veja os novos valores das bolsas aqui.